Alunos da UFRN denunciam censura na TV Universitária

TV-Universitária-UFRN

Ao que parece, nem a TVU anda livre de pressões externas para evitar que determinadas matérias sejam veiculadas. Alunos e funcionários da UFRN denunciaram via Facebook uma censura ocorrida em uma matéria que falava do descumprimento, por parte do estado, da carga horária dos professores da rede estadual de ensino. Pelo que consta, o repórter chegou a ser ameaçado. E na matéria, qualquer citação ao governo foi apagada.

O corte teria sido ordem da reitora Ângela Paiva Cruz.

Segue o texto sobre a censura.

“Só para esclarecer: A matéria foi exibida decepada. Era sobre a irregularidade na jornada de trabalho dos professores estaduais, que aqui no RN descumpre a lei federal 11738/2008. Uma certa secretária estadual de educação não quis/pôde gravar entrevista, não quis dar resposta nenhuma e ainda ameaçou a repórter de ligar para a Reitora. Colocamos a informação numa passagem e fizemos sonora com o Sinte-RN explicando as dificuldades de diálogo com o Governo, o quanto isso prejudica o trabalho dos professores. A matéria foi ao ar com um trecho curtinho dessa sonora e toda e qualquer menção ao Governo foi excluída!!!”

A mensagem é atribuída a Iano Flávio, jornalista e funcionário da TV Universitária, apesar de não ter sido postada por ele. Veja a publicação no facebook.  A atual secretária estadual de educação é Betânia Ramalho que, até 2010, fazia parte da Comperve, entidade que organiza as provas do vestibular da UFRN.

Nesse contexto, vale lembrar uma frase atribuída ao escritor George Orwell: “Noticia é algo que alguém não quer ver publicado, todo o resto é publicidade”.

Atitude mais que lamentável da TV, principalmente por se tratar de um espaço público que, em tese, deveria sofrer com menos pressão para a escolha (ou não) de matérias. Esperemos o desenrolar.

Anúncios

Um Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s